22 março 2005

Artistas agenciando artistas - Jornal Diário Popular

MATÉRIA DO DIÁRIO POPULAR DE PELOTAS - 18/03/2005

Cultura: Artistas agenciando artistas

Doze artesãos de Pelotas querem mostrar que a criatividade e o talento que estão nas ruas podem chegar às galerias e a todos os segmentos da sociedade. E é na Agência da Arte (rua Anchieta, 3.051), criada em fevereiro, que eles se reuniram para concretizar esse sonho e para provar que a união faz a diferença. O ambiente, coordenado pelas artistas Rejane Botelho Portela e Denise Santos, tem por objetivo concentrar criação, exposição e venda de objetos de arte. Mas alguém pode se perguntar o que há de diferente nisso? O diferencial está no fato de que os artistas não têm acadêmicos, são autodidatas e ainda carecem de reconhecimento no meio. "Nós que não somos conhecidos temos dificuldade de mostrar nossos trabalhos", comentou Denise Santos.A escassez de espaços para exposições e que ainda sirvam de ponto de encontro dos artistas populares também motivou a criação da Agência. Com menos de um mês de funcionamento o local expõe uma diversidade de trabalhos. São quadros em óleo sobre tela e pastel seco, HQs, desenhos e caricaturas. Porém, as organizadoras fazem questão de dizer que o espaço é democrático e está aberto a qualquer forma de arte ou artesanato. "Vamos ter escultura também", acrescenta Rejane Portela.
A Agência da Arte funciona de segunda a sexta-feira, das 15hs às 18:30hs, mas a intenção é que a casa seja aberta também nos fins de semana. "Marcamos uma entrevista na Secretaria de Cultura (Secult) para pedir ajuda nesse sentido", conta Rejane Portela. A idéia é que o espaço seja oferecido também como um produto aos turistas. Assim, elas fariam agendamentos e teriam artistas trabalhando no local durante as visitações.Apesar do entusiasmo com a Agência, que ainda não foi oficialmente inaugurada, as artistas sabem da dificuldade que é tirar do anonimato os talentos da região.
Para auxiliar nesse trabalho elas contam até com um blog na rede internacional (http://spaces.msn.com/members/oleosobretela/).
A intenção é apresentar esses artesãos a todas as pessoas do mundo.COM A TELA NA RUA Denise Santos e Rejane Botelho Portela não são artistas de renome na região. Elas também procuram seu espaço em uma área tão disputada e pouco valorizada. Denise, por exemplo, só começou a se dedicar à pintura há dois anos.
Apesar da formação na área técnica sempre gostou de pintar, porém só tomou coragem de levar a arte a sério após um breve curso. "Pintava como hobby e começaram a me incentivar para que eu a mostrasse", conta a artista que tem preferência pela pintura a óleo.Rejane Portela foi fisgada pela arte ao visitar a Bienal, em Porto Alegre, em 2002. Voltou para Pelotas com a bagagem repleta de entusiasmo, pincéis, telas e tintas.Primeiramente a pintura tornou-se uma forma de acabar com o estresse.
Agora a profissionalização é o caminho. Com um olho no cubismo e outro no figurativo Rejane quer é mostrar que também tem talento.Ana Cláudia Dias
SERVIÇO
Agência da Arte, rua Anchieta, 3.051, aberta de terça a sexta-feira das 15hs às 18:30hs. Telefone 053 9105-1159.

Agência da arte também esta no Diário Popular .

Nenhum comentário: